Bacalhau à Transmontana


Ingredientes:

4 postas de Bacalhau congelado Dias
4 fatias de presunto fumados do Douro
8 batatas grandes p/cozer
1 couve rouxa
1 cebola grande
4 tomates maduros
2 pimentos vermelhos
3 dentes de alho
3 ovos
1 ramo de salsa
1 folha de louro
60 g manteiga
Flôr de sal q.b.
Leite q.b.
Pimenta branca q.b.
Noz moscada q.b.
Farinha q.b.
Cebolinho q.b.
Azeite cristal q.b.
Oregãos q.b.
Coentros q.b.
Piripiri q.b.
Molho de soja q.b.

Preparação:

Batata: Leva-se num tacho com água e um pouco de flor de sal, as batatas descascadas e cortadas em cubos a cozer. Depois de cozidas, escorrem-se e passam-se pelo passe-vite. De seguida adicione-lhes 30g de manteiga e um pouco de leite e vai-se mexendo com uma colher de pau. Se for necessário adicione mais leite até obter um puré fofo e macio. Tempera-se com pimenta branca e noz moscada e reserva-se.

Bacalhau: Descongela-se o bacalhau no frigorífico e depois lava-se. Dá-se um corte ao meio na posta do bacalhau e recheia-se com uma saborosa e finamente cortada fatia de presunto. Fecha-se a posta de bacalhau, prendendo-a com dois pés de cebolinho previamente bringidos em água, amarrando em volta da posta, um dos pés na horizontal e o outro pé de cebolinho na vertical, transmitindo assim um aspecto de uma pequena prenda.
Fechadas as belas postas de bacalhau passam-se por farinha, sacudindo o excesso (evitando assim pequenos grumos na fritura). De seguida envolvem-se por ovo e são levadas assim a fritar numa frigideira em azeite cristal de preferência de um teor ácido 0.5%.
Frita-se as postas até ficarem lourinhas e reservam-se em papel absorvente.

Couve roxa: Lava-se muito bem as folhas da couve previamente arranjada e cortam-se em tiras finas não muito compridas (corte juliana). Numa frigideira derrete-se 30g manteiga e estufa-se a couve roxa, temperando-a com flôr de sal, pimenta, oregãos e regue com um pouco de molho de soja.

Molho: Corta-se a cebola em 1/4 de lua (meia lua cortada a meio). Arranja-se o tomate em concassé, lavando-o muito bem. Tira-se a tampa e faz-se um pequeno x no fundo. Leva-se a água a ferver e passa-se de imediato para um recipiente com água fria. Retire-lhe a pele com a maior facilidade, de seguida corta-se em pequenos cubos. Lava-se o pimento e corta-se em pequenas tiras (corte juliana). Numa frigideira, mete-se um fio de azeite e a cebola e deixa-se branquear um pouco. Adiciona-se o alho previamente picado, junta-se uma folha de louro, mexendo sempre, adiciona-se o tomate em concassé e a salsa picada e de seguida o pimento, deixa-se apurar uns minutos e tempera-se com sal, pimenta, 1 gota de piri-piri e coentros.

Modo de servir: Disponha no centro do prato a saborosa couve roxa estufada a servir de cama ao tradicional bacalhau que ficará por cima desta. Na parte superior do prato, por cima do bacalhau, disponha de knells (com 2 colheres de sopa molda-se em forma de ovo) de puré de batata. Regue por fim com o molho e decore com 1pé de cebolinho.

Bom apetite e uma óptima degustação.

Patrocionado por:

0 comentários: