Panacota Italiano com Brulée e molho de frutos silvestres


Ingredientes:

Panacota:
2dl de natas
1l leite
400g açúcar
50g folhas de gelatina
Baunilha q.b.

Brulée:

10 gemas
200g natas
200g leite
200g açúcar
Baunilha q.b.
Vinagre Cristal q.b.

Massa de tulipa:
100g açúcar
100g farinha
100g manteiga
Claras q.b.

Molho de frutos silvestres:

100g açúcar
50g água
Frutos silvestres (amoras, carambolas, groselhas...) q.b.

Preparação:


Panacota:
Leva-se as natas, o leite e a baunilha a ferver. Junta-se depois o açúcar numa taça e adiciona-se o preparado anterior fervido. Mexe-se com varas e junta-se as folhas de gelatina previamente demolhadas e derretida. Untam-se formas pequenas redondas com geleia neutra e enche-se com o preparado de panacota. Vai ao frio até solidificar.

Brulée: Coloca-se as natas, o leite e a baunilha num tacho e vai a ferver. À parte, numa taça, mistura-se as gemas com o açúcar. Verte-se o leite ao preparado anterior e mexe-se até envolver. De seguida coloca-se este preparado dentro de taças e vai ao forno em banho maria com 1 colher de vinagre para não oxidar as formas, a 130ºc, durante 1 hora sem deixar ferver. Polvilha-se com açúcar e queima-se com maçarico.

Massa de Tulipa: Derrete-se a margarina e, numa taça, junta-se o açúcar com a margarina derretida, adiciona-se a farinha e afina-se a consistência com as claras. Com uma colher de sopa retira-se 1 pequena quantidade de preparado e mete-se numa tela. Com a parte de trás da colher espalha-se arredondando e vai ao forno a 220ºc até alourar. Retira-se do forno e molda-se ao formato desejado.

Molho de frutos silvestres: Num tacho leva-se os frutas silvestres com o açúcar e a água a reduzir. De seguida passa-se pelo passador (chinês).

Empratamento: Decore a seu gosto, criatividade e imaginação.

Bom apetite e uma óptima degustação!

Patrocionado por:

0 comentários: